Prefeitura de Turiúba desenvolve projeto de incentivo à leitura

Prefeitura de Turiúba desenvolve projeto de incentivo à leitura

Curtir
Compartilhar


A prefeitura de Turiúba concluiu recentemente, na Biblioteca Municipal Dr. Arlindo Antonio dos Santos, o Projeto Letrinhas Mágicas, desenvolvido no município para atender crianças que estão no início da alfabetização.

Segundo a Encarregada da Cultura, Andreza Cristina Doimo Tonches, o Projeto teve carga horária de 24 horas/aulas e atendeu 24 crianças em início de alfabetização, com aulas todas as quintas-feiras e foi implementado no município por meio da Oficina Cultural Silvio Russo de Araçatuba, através da Secretaria de Estado da Cultura.

Entusiasmada com a dedicação das crianças, a professora Genair Fernandes Grigoleto, Diretora Municipal de Cultura do município de Lourdes e que também é responsável pela orientação do Projeto em outros municípios, explica que a iniciativa visa contribuir com a formação e desenvolvimento educativo-cultural das crianças já em constante crescimento emocional e cognitivo. “Os livros infantis através de suas histórias envolvem educação e cultura na sua diversidade, facilitando com isso o desenvolvimento das crianças em sua vocação e aptidão junto às diversas formas de arte e cultura”, explicou. “Fiquei muito satisfeita com o resultado do trabalho em Turiúba. As crianças puderam ouvir histórias, ler muito, fazer teatro, ter contatos com formas diversas de dramatização, enfim, a arte e a cultura somando com a educação foi um grande sucesso”, ressaltou Genair, que criou o Projeto há 15 anos, premiado em 2004 pela Secretaria de Estado da Cultura como o 5º melhor projeto de incentivo à leitura do Estado de São Paulo.

Como base para o desenvolvimento do Projeto, Genair ressalta a importância e a pouca exigência de recursos materiais para a sua aplicação. “As histórias são excelentes ferramentas de trabalho na tarefa de educar”. Através de histórias que possuem conteúdos culturais como: música, poesia, teatro, folclore, pinturas, as crianças desenvolvem a criatividade e a imaginação, perdendo a inibição e descobrindo por si só qual forma de arte se identifica mais e poderá ser adotada em sua vida. “As crianças gostam muito e a variedade de temas é praticamente inesgotável”, enfatiza.

O encerramento do projeto aconteceu no dia 27 de maio na EMEI Comecinho de Vida, com uma peça teatral do livro a Formiguinha e a Neve, onde as crianças se superaram como pequenos atores infantis e contaram com a presença de pais, professores, coordenadores e demais envolvidos neste processo de educação e cultura.

O prefeito José Antonio da Cunha destacou a importância de projetos como o Letrinhas Mágicas, na formação cultural dos alunos. “Essa é uma forma de literatura especial que leva as crianças para o mundo da imaginação e adquiram vivência com as letras e contos. As histórias são ferramentas culturais que auxiliam no desenvolvimento da vocação e do dom artístico dos nossos alunos, refletindo positivamente na formação de grandes cidadãos”. “Agradeço a todos os envolvidos, parabéns a Professora Genair Grigoleto que proporcionou as nossas crianças tão importante contato com diversas formas de literatura, as professoras Marina Ponte e Elaine, a diretora Silvia Trindade, Renata Fonseca Secretaria de Educação e a Encarregada de cultura Andreza Cristina Doimo Tonches e todos os demais que viabilizaram o projeto no município”, ressaltou o prefeito.


Fotos