Vereadores Mirins tomam posse em Turiúba

Vereadores Mirins tomam posse em Turiúba

Curtir
Compartilhar


No último dia 03 de fevereiro foi realizada a Sessão Solene de Posse da primeira Legislatura Mirim do Município de Turiúba, para o período de 03 de fevereiro a 07 de dezembro de 2020.

A sessão foi presidida pela Vereadora Angela Avelina Vasconcelos - Presidente, Vereador Cleber Luiz Bonfim - Primeiro Secretário e Vereador José Marcelo Anunciação - Segundo Secretário, com presença dos Vereadores Edson Aparecido Vasconcelos, Gentil Batista de Carvalho, João Batista Gonçalves das Fonseca, Márcio Batista de Carvalho e Vandeir Ferreira Tonchis. Apenas o Vereador Valdecir Antônio de Souza esteve ausente por motivo de doença.

Estiveram presentes as Vereadoras e os Vereadores Mirins, eleitos conforme os critérios da Resolução nº 05/2019: Beatriz Marcolino Urbieta, Carlos Eduardo da Silva Cassalho, João Lucas dos Anjos Queiroz, Juliana Camargo Mastelari, Kauany do Carmo Silva, Manuela Clarissa Carvalho Magno, Rafael Ferreira Gordilho, Sofia Boni de Falqui e Tailane Santos Conceição.

Durante a sessão, a Presidente os convidou a prestarem o compromisso de posse, e em seguida os declarou empossados. Logo após foi realizado o sorteios dos Vereadores Patronos conforme prevê a Resolução º 05/2019, sendo que a Vereadora Mirim Beatriz sorteou o Vereador Vandeir, o Vereador Mirim Carlos sorteou o Vereador Valdecir, o Vereador Mirim João Lucas sorteou o Vereador Cleber, a Vereadora Mirim Juliana sorteou o Vereador Edson, a Vereadora Mirim Kauany sorteou o Vereador Gentil, a Vereadora Mirim Manuela sorteou a Vereadora Angela, o Vereador Mirim Rafael sorteou o Vereador Márcio, a Vereadora Mirim Sofia sorteou o Vereador João Batista e a Vereadora Mirim Tailane sorteou o Vereador José Marcelo.

Os Vereadores Mirins titulares, deverão durante seu mandato, estabelecer contato frequente com seus Patronos e apresentar a eles as sugestões pretendidas; os Vereadores Patronos por sua vez deverão auxiliar os Vereadores Mirins a aprimorar o aprendizado em relação a função do Vereador e as atribuições dos poderes constituídos, visando o desenvolvimento de práticas democráticas.

O projeto

A Vereadora Angela Avelina Vasconcelos dos Santos, Presidente da Câmara no biênio 2019 e 2020 é a autora do Projeto de Resolução que instituiu o mandato de Vereador Mirim no Município de Turiúba, aprovado no ano de 2019 para início no ano de 2020.

De acordo com a resolução, o projeto tem quatro objetivos principais: promover a valorização do desempenho escolar; promover a interação entre a Câmara Municipal de Turiúba e os estudantes; demonstrar o papel do Poder Legislativo Municipal dentro do contexto social; e contribuir para a formação da cidadania dos estudantes.

Compete aos vereadores mirins representar os interesses da população perante a Câmara Municipal, através de indicações por meio de seu Vereador Patrono.

Fotos